Notícias » COVID-19: Comunicado à Comunidade Escolar
12 Mar 2020

Informação dirigida à Comunidade Escolar

COVID-19

Como é do V/ conhecimento, o novo coronavírus, COVID-19, tem vindo a ser alvo de acompanhamento sistémico pelas autoridades de saúde internacionais e nacionais, que, no caso dos estabelecimentos de educação, está a ser realizado diretamente pela Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares em estreita articulação com a Direção Geral de Saúde.
Neste contexto, a Escola de Formação Profissional em Turismo de Aveiro - EFTA tem vindo a implementar um conjunto de medidas preventivas e decidiu hoje, suspender as atividade letivas, por um período, pelo menos, de 14 dias.

Esta medida não foi implementada por se ter detetado qualquer caso suspeito de infeção de COVID-19 na comunidade escolar da EFTA, mas sim, e apenas, por uma questão de prevenção.

Assim sendo, a partilha de informação das famílias representa um fator importante na prevenção e contenção deste novo vírus

Solicitamos assim que, caso tenha conhecimento de alguma pessoa com sintomatologia, informe diretamente a EFTA através do e-mail:
secretaria@efta.edu.pt ou do telefone: 234 483 470.

Aproveitamos para reiterar que, nesta fase, e de acordo com a informação veiculada pelas fontes oficiais, o foco da nossa ação deverá estar centrada na boa conduta de higiene pessoal, dos equipamentos e dos espaços e na minimização de possíveis fontes de transmissão.

Aconselha-se, nos próximos 14 dias a:

· Permanecer em casa;

· Estar atento ao aparecimento de febre, tosse ou dificuldade respiratória;

· Medir a temperatura corporal duas vezes por dia e registar os valores;

· Verificar se alguma das pessoas com quem convive de perto, desenvolvem sintomas (febre, tosse ou dificuldade respiratória);

· Caso apareça algum dos sintomas referidos (no próprio ou nos seus conviventes), não se deslocar de imediato aos serviços de saúde, contacte antes o SNS24 (808 24 24 24) e siga as suas orientações.

Recomenda-se também:

· Lavar frequentemente as mãos, com água e sabão, esfregando-as bem durante pelo menos 20 segundos;

· Reforçar a lavagem das mãos antes e após a preparação de alimentos, antes das refeições, após o uso da casa de banho e sempre que as mãos estejam sujas;

· Usar, em alternativa, para higiene das mãos, uma solução à base de álcool;

· Usar lenços de papel (de utilização única) para se assoar;

· Deitar os lenços usados num caixote do lixo e lavar as mãos de seguida;

· Tossir ou espirrar para o braço com o cotovelo fletido e não para as mãos;

· Evitar tocar nos olhos, no nariz e na boca com as mãos sujas ou contaminadas com secreções respiratórias;

· Evitar cumprimentos com contacto físico.

· Quando regressarem à Escola, os alunos devem promover o distanciamento social, nomeadamente, não permanecendo em locais muito frequentados e fechados, sem absoluta necessidade (exceto atividades letivas e profissionais).

A evolução da situação pode ser acompanhada em www.dgs.pt

Estas medidas enquadram-se na Emergência de Saúde Pública Internacional declarada pela OMS, na sequência da pandemia por um novo coronavírus. Os Países aumentaram a sua vigilância para diagnosticar rapidamente possíveis novos casos de COVID-19.

CONSULTE O COMUNICADO AUTENTICADO AQUI