Notícias » COVID-19: Comunicado à Comunidade Escolar
12 Mar 2020


Informação dirigida à Comunidade Escolar

 COVID-19

 

Como é do V/ conhecimento, o novo coronavírus, COVID-19, tem vindo a ser alvo de acompanhamento sistémico pelas autoridades de saúde internacionais e nacionais, que, no caso dos estabelecimentos de educação, está a ser realizado diretamente pela Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares em estreita articulação com a Direção Geral de Saúde.
Neste contexto, a Escola de Formação Profissional em Turismo de Aveiro - EFTA tem vindo a implementar um conjunto de medidas preventivas e decidiu hoje, suspender as atividade letivas, por um período, pelo menos, de 14 dias.

 

Esta medida não foi implementada por se ter detetado qualquer caso suspeito de infeção de COVID-19 na comunidade escolar da EFTA, mas sim, e apenas, por uma questão de prevenção.

Assim sendo, a partilha de informação das famílias representa um fator importante na prevenção e contenção deste novo vírus


Solicitamos assim que, caso tenha conhecimento de alguma pessoa com sintomatologia, informe diretamente a EFTA através do e-mail:
secretaria@efta.edu.pt ou do telefone: 234 483 470.

Aproveitamos para reiterar que, nesta fase, e de acordo com a informação veiculada pelas fontes oficiais, o foco da nossa ação deverá estar centrada na boa conduta de higiene pessoal, dos equipamentos e dos espaços e na minimização de possíveis fontes de transmissão.



Aconselha-se, nos próximos 14 dias a:

· Permanecer em casa;

· Estar atento ao aparecimento de febre, tosse ou dificuldade respiratória;

· Medir a temperatura corporal duas vezes por dia e registar os valores;

· Verificar se alguma das pessoas com quem convive de perto, desenvolvem sintomas (febre, tosse ou dificuldade respiratória);

· Caso apareça algum dos sintomas referidos (no próprio ou nos seus conviventes), não se deslocar de imediato aos serviços de saúde, contacte antes o SNS24 (808 24 24 24) e siga as suas orientações.

 

Recomenda-se também:

· Lavar frequentemente as mãos, com água e sabão, esfregando-as bem durante pelo menos 20 segundos;

 

· Reforçar a lavagem das mãos antes e após a preparação de alimentos, antes das refeições, após o uso da casa de banho e sempre que as mãos estejam sujas;

· Usar, em alternativa, para higiene das mãos, uma solução à base de álcool;

 

· Usar lenços de papel (de utilização única) para se assoar;

 

· Deitar os lenços usados num caixote do lixo e lavar as mãos de seguida;

 

· Tossir ou espirrar para o braço com o cotovelo fletido e não para as mãos;

· Evitar tocar nos olhos, no nariz e na boca com as mãos sujas ou contaminadas com secreções respiratórias;

 

· Evitar cumprimentos com contacto físico.

 

· Quando regressarem à Escola, os alunos devem promover o distanciamento social, nomeadamente, não permanecendo em locais muito frequentados e fechados, sem absoluta necessidade (exceto atividades letivas e profissionais).


A evolução da situação pode ser acompanhada em www.dgs.pt

Estas medidas enquadram-se na Emergência de Saúde Pública Internacional declarada pela OMS, na sequência da pandemia por um novo coronavírus. Os Países aumentaram a sua vigilância para diagnosticar rapidamente possíveis novos casos de COVID-19.

 

CONSULTE O COMUNICADO AUTENTICADO AQUI

 
 
  Voltar     |       Download pdf     |       Enviar por mail     |    
Partilhar Artigo

Ask  Ask
Multiply  Multiply
Delicious  Delicious
MySpace  MySpace
Digg  Digg
Reddit  Reddit
Facebook  Facebook
StumbleUpon  StumbleUpon
Google  Google
Tumblr  Tumblr
LinkedIn  LinkedIn
Twitter  Twitter
Live  Live
Y! Bookmarks  Y! Bookmarks