Notícias » FORMAÇÃO NA ÁREA DE TURISMO CONTINUA A SER UMA APOSTA DE SUCESSO!
27 Out 2020

O início de um novo ano letivo marca também o final de um ciclo de formação. É, portanto, altura de fazer um balanço e, na EFTA, não poderíamos estar mais felizes com o percurso dos nossos finalistas!

Depois de muita dedicação e trabalho, os alunos que terminaram, no ano letivo 2019/2020, o seu percurso formativo, num contexto marcado pela pandemia, continuam a deixar-nos orgulhosos, quer pela excelente integração no mercado de trabalho, quer pelo caminho que escolheram ao nível do prosseguimento de estudos.

Apresentamos, assim, um breve resumo que dá conta da situação dos diplomados EFTA, dos Cursos Profissionais e dos Cursos de Especialização Tecnológica, no ano letivo 2019-2020.

De salientar que os dados que aqui se expõem foram aferidos no início do mês de outubro de 2020, permitindo calcular as taxas de prosseguimento de estudos e empregabilidade.

Desta forma, relativamente aos Cursos Profissionais, cursos de dupla certificação, que conferem o 12º ano e carteira profissional, dos cerca de 80 diplomados distribuídos pelos cursos Técnico de Receção, Técnico de Turismo, Técnico de Cozinha/Pastelaria, Técnico de Restaurante/Bar, cerca de 30% optou pelo prosseguimento de estudos, 40% estão empregados e os restantes estão, ainda, em fase de decisão ou em situação de procura de primeiro emprego.

Relativamente aos recém-diplomados, que prosseguiram estudos, estes optaram por transitar para cursos de licenciatura, Cursos de Especialização Tecnológica ou Técnicos Superiores Profissionais. O curso profissional de Técnico de Turismo foi aquele que apresentou o maior número de recém-formados que optou por prosseguir estudos.

Dos diplomados empregados, cerca de 70% trabalham na área de formação, sendo que uma grande parte foi convidada a assinar contrato de trabalho, no final do estágio curricular, nas unidades parcerias da EFTA.

No que concerne aos Cursos de Especialização Tecnológica (ensino pós-secundário) dos cerca de 20 diplomados, dos cursos Técnico de Gestão e Produção de Cozinha e Técnico de Gestão e Produção de Pastelaria, 92% estão empregados na área de formação, sendo que 72% desses alunos foram convidados a assinar contrato de trabalho, no final do estágio curricular, nas unidades parcerias da EFTA. Constatou-se, ainda, que  nenhum dos recém-formados de nível V optou pelo prosseguimento de estudos.

Considerando esta breve análise, e os bons indicadores que a EFTA tem vindo a registar, ao longo de 12 anos, comprova-se que o investimento na formação na área do Turismo continua a ser uma excelente aposta para um futuro promissor, embora tinham surgido dúvidas, devido à atual crise pandémica que o mundo atravessa.

A EFTA continuará a acompanhar de perto o percurso de todos os que fazem parte da sua comunidade educativa, orgulhando-se de apresentar tantos casos de sucesso! Somos EFTA!

Dr. Manuel Torrão | Diretor da EFTA

27 OUT 2020