Notícias » ADOLFO ACONSELHA OS NOVOS ALUNOS
23 Nov 2020

“O meu nome é ADOLFO RODRIGUES e para todos os que não me conhecem eu sou um antigo aluno EFTA, do Curso Profissional de TÉCNICO DE COZINHA/PASTELARIA (ciclo de formação 2016/2019).

Irei dar o meu breve testemunho sobre a minha passagem pela EFTA e alguns conselhos que vos podem ajudar.

No começo foi um pouco difícil acostumar-me a todas as regras que a escola impunha, mas analisando de uma formal global consigo entender que essas regras terão um impacto positivo na minha vida profissional.

A EFTA deu-me a oportunidade de estagiar em duas unidades hoteleiras de excelência e de dar a conhecer o meu trabalho a essas altas entidades. Um estágio não é uma simples nota ou papel, um estágio é um acumular de experiências, aprendizagens e, é também, um upgrade na nossa lista de contactos profissionais, por isso aproveitem para conhecer pessoas. No fundo a nota vai ser apenas uma forma de pagamento do vosso empenho e determinação durante os 6 meses de estágio (3 meses + 3 meses).

Tive ainda a honra de participar na Conferência Anual da Associação Europeia de Escolas de Hotelaria e Turismo, a mais importante e bem conceituada competição a nível europeu. Foi uma experiência incrível, a qual levo comigo e que apenas tenho a agradecer à EFTA pela oportunidade e confiança.

No último ano de curso (12º ano), realizámos as PAP – Projeto de Aptidão Profissional e, mais uma vez, tenho que felicitar pela excelente organização, permitindo-nos alcançar os nossos objetivos.

De formal geral, gostei da minha passagem pela EFTA e se voltasse uns 5 anos atrás voltaria a tomar a mesma decisão de entrar nesta escola.

Por fim, quero deixar alguns conselhos aos alunos, principalmente aos do 1º ano (10º ano), que certamente precisam mais destes que os outros.

Definam os vossos objetivos por mais difíceis que sejam de alcançar, tenham-nos! Isso irá ajudar-vos a progredir e a ganhar cada vez mais interesse na área que escolheram. Por muitas ferramentas que a escola vos dê os únicos responsáveis pelo vosso sucesso serão vocês.

Sejam fluentes numa segunda língua (inglês de preferência). Para os alunos de cozinha isto pode não fazer sentido, mas mais tarde ou mais cedo irão precisar desse competência. Eu arrependo-me de ter investido nisso um pouco “tarde”.

Sejam humildes, dentro e fora de uma cozinha este é um dos valores mais importantes que podemos ter. Vocês e eu nunca vamos ser os “donos do saber” e podemos sempre aprender com o próximo. A nossa área procura pessoas assim pois, para além de serem menos propensas a criarem mau ambiente, também é mais provável a sua progressão contínua.

Espero não ter sido muito repetitivo e maçador e espero também ter ajudado alguém.

Atualmente estou a estudar fora do país, por isso, se tiverem dúvidas sobre todo o processo, estou totalmente disponível para vos ajudar, basta contactarem-me!

Os meus cumprimentos,

Adolfo Rodrigues”